Sobre o CEPID Brainn


O CEPID Brainn (Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology – Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia) nasceu da confluência de múltiplos talentos científicos unidos por uma missão: propor novas soluções às necessidades mais urgente da sociedade com relação às neurociências.

A meta do Brainn é desenvolver novos métodos e técnicas inovadoras que melhorem o tratamento e a prevenção de doenças cerebrais debilitantes, em especial a epilepsia e o acidente vascular cerebral.

Com pesquisas nas áreas de genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimagem, ciência da computação, robótica, física e engenharia, o Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN) – um CEPID FAPESP – investiga os mecanismos básicos da epilepsia, do AVC e de lesões associadas.

brainn motivacao

Estas linhas de pesquisa têm importantes aplicações na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças, assim como na reabilitação de pacientes, e servirão como modelo para o melhor entendimento das funções do cérebro, em condições normais e anormais. A principal motivação do Centro é a necessidade de enfrentar estes complexos e relevantes problemas biológicos, combinando em um único local as competências de grupos de pesquisa com características distintas e complementares.

brainn multidisciplinaridade

Um dos muitos fatores que explicam a complexidade das pesquisas em epilepsia e AVC é o fato de que tais condições não são univocamente definidas – isto é, não podem ser associadas a uma única doença ou síndrome. Daí a necessidade de estudos multilaterais e colaborativos, que mobilizem cientistas de diferentes áreas de especialização, orientados por teorias científicas sólidas e comprometidos em oferecer aplicações relevantes.

Nossas pesquisas atendem a três requisitos: relevância clínicarealismo e originalidade científica. Para isso, são combinados genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimageamento, informática, robótica, engenharia e física. Os resultados beneficiarão pacientes com epilepsia, AVC e outras doenças prevalentes, contribuindo substancialmente para o avanço das discussões científicas nos campos neurologia, psiquiatria e neurociências cognitivas.

O campo da neurotecnologia – um dos focos do BRAINN – apresenta grande potencial em inovação e transferência tecnológica. Os desafios estão na produção de equipamentos complexos e de softwares voltados para diagnóstico e tratamento médico. Isto inclui:

  • o desenvolvimento e a construção de sistemas de imageamento funcional do cérebro, usando fótons infravermelhos;
  • o desenho e a microfabricação de neurossondas para pesquisa inovadora e uso clínico;
  • o desenvolvimento de softwares otimizados para processamento de imagens médicas;
  • o desenvolvimento de técnicas rápidas de diagnóstico, baseadas em rastreamento genético;
  • o desenho e a construção de interfaces cérebro-computador para tecnologias de assistência;
  • o desenvolvimento de sistemas de reabilitação.

Na área de tratamento e reabilitação, o Centro trabalhará com monitoramento remoto de pacientes. Uma perspectiva, por exemplo, é a instalação, em domicílio, de eletroencefalógrafos altamente portáteis, possibilitando aos pacientes evitar longos períodos de espera para internação hospitalar. Nessa área, o Centro também pretende desenvolver equipamentos controlados remotamente (como robôs móveis) que permitam aos médicos interagir com pacientes fora dos hospitais.

brainn-youtube video homepage

brainn educacaoEm paralelo a programas formais de graduação em neurociências, o Centro colocará em prática um plano de difusão do conhecimento e de educação que engloba a criação de websites, programas online de rádio e TV; a criação de redes sociais específicas, blogs e microblogs; a expansão de uma revista já existente; e a publicação de livros para disseminar as neurociências na comunidade.

Além disso, o Centro criará um curso de educação em neurociências para professores da rede escolar, bem como um programa de educação continuada em jornalismo científico, e promoverá um calendário anual de eventos, com encontros e workshops.

O QUE É UM CEPID?

“CEPID” é um programa especial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com a meta de elevar o patamar de pesquisa à classe mundial, servindo como um instrumento de transformação no ecossistema econômico e social do Estado de São Paulo.

NÚMEROS DO BRAINN

No Brainn, 11 pesquisadores principais e 52 pesquisadores associados coordenam 137 subprojetos, dos quais participam 15 pós-doutores, 52 alunos de doutorado, 32 alunos de mestrado e 37 alunos de iniciação científica. Participam do CEPID alguns dos mais renomados pesquisadores em neurociências do Brasil e do mundo, vinculados a algumas das mais prestigiadas instituições de ensino – como Unicamp e USP. Em quatro anos e meio de atuação, o time de pesquisadores do Brainn foi responsável pela produção de 387 artigos, publicados nos mais importantes periódicos científicos globais. Ademais, já foram publicadas 5 patentes, 14 softwares e dezenas de livros e de capítulos de livros. A coletânea de artigos já foi citada mais de 2.000 vezes em todas as regiões do mundo, conferindo um impactante índice H de 20, o que demonstra a alta relevância e a qualidade técnica de nossas publicações.

logo_brainn
BRAINN epilepsia na revista super saudável
dra joana prota e reporter helen sacconi - brainn
cadeira de rodas bci - homepage brainn

63

Pesquisadores Atuantes

137

Subprojetos

387

Artigos Publicados

+2.000

Citações

5

Patentes Obtidas

14

Softwares Desenvolvidos

Entre em Contato com o Brainn