Musicoterapia é usada para auxiliar no tratamento de epilepsia


curtindo uma boa musica
Compartilhe! / Share this!

Novidade está sendo testada aqui no Brasil, em uma parceria entre a UFPR e a Unespar. Saiba mais sobre a iniciativa.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estabeleceram parceria para o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão junto ao Hospital de Clínicas. Um dos projetos é desenvolvido pelo curso de Musicoterapia no setor de Neurologia, com pacientes que fazem tratamento para epilepsia.

Estudos mostram que algumas crises epilépticas são desencadeadas por aspectos relacionados às emoções. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia da Unespar, Clara Márcia Piazzetta, a Musicoterapia contribui para que a pessoa entre em contato com a emoção através da música. “Em muitos casos o paciente perde um pouco da autoestima por conta da insegurança gerada por não saber quando terá uma crise. Podemos melhorar isso com a música”, explicou Clara.

O projeto é desenvolvido com pacientes na sala de espera do ambulatório de Neurologia do HC. “Às vezes eles estão muito ansiosos pela consulta. Temos então a experiência musical e percebemos que há uma redução da tensão e da expectativa negativa do paciente”, diz Clara. “Com a experiência musical em grupo, o dia da consulta passou a ser diferente e prazeroso”, destacou Clara.

O grupo coordenado pela professora e os neurologistas Carlos Silvado e Marcos Langue desenvolve o projeto de iniciação científica com os pacientes desde dezembro e está entrando na fase de análise dos dados.

Os resultados alcançados servirão para a construção de projetos para o próximo semestre em parceria com o Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão – Residência Médica do HC. “Nossa intensão é ampliar os trabalhos e contribuir com os estudos realizados sobre o tratamento da epilepsia”, lembra a professora.

PARCERIA – O termo de cooperação entre a Unespar e a UFPR prevê ainda o uso da infraestrutura disponível em ambas as instituições, intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes e projetos de interesse mútuo em busca do atendimento às necessidades da comunidade.

As atividades serão realizadas de acordo com o Plano de Trabalho e projetos a serem desenvolvidos e aprovados futuramente, por meio das Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unespar, nos campos da Arte, Educação, Música e Saúde.

Fonte: Bonde


Compartilhe! / Share this!