BRAINN no Congresso PIBIC 2017 – veja como foi a participação do CEPID


BRAINN PIBIC UNICAMP 2017 d
Compartilhe! / Share this!

Confira as novidades apresentadas por alunos e professores do CEPID BRAINN no Congresso PIBIC UNICAMP 2017.

25 de Outubro de 2017     Divulgação

O 25º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (PIBIC) ocorreu entre os dias 18 e 20 de Outubro. Neste período, diversas linhas de pesquisa vinculadas ao CEPID BRAINN foram exibidas aos participantes. Destacamos, a seguir, algumas delas:

  • Nosso pesquisador Alexandre Brandão fez a demonstração de sua pesquisa na área de Realidade Virtual (ver foto na Galeria abaixo);
  • No stand do BRAINN no Congresso PIBIC 2017 também foram apresentados os trabalhos das alunas Dandara Thamilys Guedes de Andrade e Suzana Viana Mota, ambas orientadas pelo Prof. Dr. Eric Rohmer (LCA-DCA-FEEC), pesquisador do BRAINN.
    Dandara apresentou seu estudo de mestrado, cujo objetivo principal é estudar maneiras de selecionar e ativar padrões de preensão necessárias para realizar as tarefas do dia-a-dia de uma pessoa que utiliza uma prótese de mão. Como exemplo, segurar um copo ou manipular um mouse. Este trabalho visa a simplificar a seleção dessas interações, que são geralmente ativadas por padrões de co-contrações difíceis de serem realizadas pelos usuários e que são detectadas por sensores de eletromiografia (EMG). O estudo pretende proporcionar maior autonomia às pessoas que sofreram amputação do membro superior.
    Susana apresentou o JoyFace, software desenvolvido na FEEC para controle de dispositivos por meio de técnicas de visão computacional. A proposta do projeto JoyFace é oferecer uma solução completa para pessoas com deficiência motora severa, como pacientes que sofreram AVC ou tetraplégicos. A partir de expressões faciais e do deslocamento do rosto, é possível controlar uma cadeira de rodas motorizada, acender luzes, abrir portas, utilizar um mouse, entre outras funções. A ideia é oferecer maior independência à pessoa com deficiência, utilizando uma solução de baixo custo. O rosto do usuário é identificado por uma câmera comum, já embutida em notebooks do mercado. A partir do deslocamento do nariz, o usuário pode enviar comandos para o software responsável pelo controle dos dispositivos.

Veja, a seguir, fotos do evento e o vídeo de exemplificação de uso do JoyFace:

 

GALERIA

 

DEMONSTRAÇÃO JOYFACE


Compartilhe! / Share this!