Eventos BRAINN em Imagens


5º BRAINN CONGRESS (2018)

O quinto BRAINN CONGRESS ocorreu na Unicamp entre os dias 09 e 11 de Abril de 2018.

Utilize a barra de buscas do nosso website para encontrar matérias, vídeos e reportagens sobre o evento deste ano!

LANÇAMENTO BIPMED (2015)

Aproximadamente 115 pessoas estiveram presentes no lançamento do primeiro banco público de dados genômicos da América Latina . O banco já pode ser acessado gratuitamente pelo endereço bipmed.iqm.unicamp.br.

BIPMed é uma iniciativa inédita e reúne integrantes de cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fapesp: o Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), o Centro de Pesquisa em Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), liderados pelo Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN).

“O banco é o primeiro produto lançado no âmbito da Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), esforço voltado a criar condições para implantar a medicina de precisão no Brasil”, informou a Profa. Dra. Iscia Lopes-Cendes, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp), uma das idealizadoras do projeto e parte da equipe de pesquisadores principais do CEPID BRAINN.

Leia reportagem feita pela Agência Fapesp aqui. Assista ao vídeo feito pela Agência Fapesp neste link.

AVC NA LAGOA (2015)

Apesar da manhã chuvosa, a Ação de Conscientização AVC na Lagoa foi um sucesso! Aproximadamente 300 pessoas de todas as idades foram orientadas a respeito do AVC (Acidente Vascular Cerebral) e realizaram medida de PA, dosagem de glicemia capilar e cálculo do IMC, além de terem tido orientações para a cessação do tabagismo, hábitos nutricionais saudáveis e atividades físicas.

Os visitantes também puderam sentir quão dura e difícil pode ser a recuperação de uma pessoa que sofre um AVC, através das demonstrações do Centro de Reabilitação. Esta ação foi uma parceria da ONG Aspe ( Assistência a Saúde de Pacientes com Epilepsia) , do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (CEPID BRAINN) , da Secretaria de Saúde de Saúde da Prefeitura de Campinas, do Centro de Referência em Reabilitação “Jorge Rafful Kanawaty” e CETS – Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde, órgãos da PMC, Universidade São Francisco e UNIP. Obrigada a todos os voluntários que nos ajudaram a realizar este evento maravilhoso!

PIBIC (2015)

Este ano, no Congresso de Inicação Científica e Tecnólogica PIBIC, o BRAINN está apresentando o aplicativo VMTK, desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica pela pesquisadora do BRAINN Wu Shin Ting e sua equipe: Wallace Loos, Jose Angel Ivan Rubianes Silva, Raphael Voltoline Ramos, Augusto Valente e Leonis Watanabe. O aplicativo é resultado da cooperação sinérgica entre a equipe e os neurocientistas do Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas: Clarissa Lin Yasuda, Ana Carolina Coan, Vanessa Cristina Mendes Coelho e Fernando Cendes. Ele permite visualizações inovadoras de exames de ressonância magnética (RM) e tomografia por emissão de pósitrons (PET).

Através desta ferramenta computacional , os médicos têm acesso a uma quantidade muito maior de informações para que possam tomar decisões mais precisas e embasadas. Você pode conhecer maiores detalhes deste trabalho no site do BRAINN.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (2015)

Durante a Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia , a exposição de Neurociências foi montada no Shopping Spazio Ouro Verde em parceria com o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas . A exposição teve um público bastante variado, de estudantes a famílias que estavam passando pelo shopping e se interessaram por conhecer sobre Neurociências,Tecnologia, Epilepsia e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

NEUROCIÊNCIAS NO DIA DO IDOSO (2015)

A exposição de Neurociências, em parceria com o Museu Exploratório de Ciências foi uma das atividades de comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, atividade promovida pelo Programa UniversIDADE.

As estações despertaram muito interesse nos visitantes, em especial a estação de Neuroreabilitação Virtual e da Estrutura do Cérebro e interessados em saber mais sobre epilepsia e como prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Obrigada a todos os monitores, em especial ao Alexandre Brandão – Neuroreabilitação Virtual e Alline Camargo – Estrutura do Cérebro pela forma como conduziram estes trabalhos. Obrigada também ao Programa UniversIDADE pelo convite! Foi um evento muito gratificante, uma troca de experiências maravilhosas!