Estudo sobre próteses de mão do pesquisador Eric Rohmer é destaque no ‘Cérebro & Saúde’


cepid brainn eric rohmer protese de mao
Compartilhe! / Share this!

Os modernos aparelhos desenvolvidos no laboratório do pesquisador, vinculado ao CEPID BRAINN, são discutidos em matéria sobre histórico das próteses.

23 de agosto de 2018  | por Redação WebContent

 

As avançadas pesquisas em próteses desenvolvidas nos laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp ganharam destaque no portal Cérebro e Saúde. As “mãos tecnológicas” sendo criadas pela equipe do pesquisador Eric Rohmer, membro do CEPID BRAINN, são apresentadas no site como exemplos de inovação em matéria especial sobre o histórico das próteses de mãos.

Conforme a matéria ilustra, as mãos são algumas das principais ferramentas do corpo humano. Não poder utilizá-las – seja pela falta do membro ou por problemas em seu uso – acarreta em diversas dificuldades no dia a dia, culminando em perda de qualidade de vida e falta de independência. Por isso mesmo, o uso de próteses – objetos que ‘simulam’ uma mão estetica e/ou funcionalmente – é uma alternativa buscada há séculos por quem perdeu os movimentos das mãos. O primeiro modelo que se tem notícia pode ser traçado ao general romano Marcus Sergius, que viveu há mais de 2.200 anos.

De lá para cá, houve uma evolução notável no design, nos materiais utilizados e nas funcionalidades presentes nos modelos de próteses de mão. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado opções que simulam muito bem o funcionamento de uma mão ‘natural’ – todavia, os modelos são extremamente caros e nem sempre são fáceis de aprender a usar.

As pesquisas do dr. Rohmer buscam justamente suprir estas duas necessidades. O grupo desenvolve modelos de próteses manuais repletos de tecnologias inovadoras – como reconhecimento automático de objetos -, porém construídas a baixo custo. Além disso, outro foco dos trabalhos é a adaptação de tecnologias de acessibilidade às próteses; um dos exemplos é poder controlar seu funcionamento por meio de comandos de voz.

O CEPID BRAINN publicará, em breve, aqui no site institucional uma reportagem especial sobre os avanços nas pesquisas do dr. Rohmer. Enquanto isso, aproveite para aprender um pouco mais sobre as próteses e sobre as pesquisas do CEPID na matéria do Cérebro & Saúde! Clique na imagem abaixo para acessar o site:

Próteses de mãos: da Roma antiga aos super tecnológicos dias de hoje


Compartilhe! / Share this!