Luva devolve movimentos das mãos a pacientes que tiveram AVC


luva reabilitacao avc
Compartilhe! / Share this!

Novidade promete tornar mais fácil e divertida a recuperação motora de quem sofreu um AVC. Entenda.

Musical Glove é um dispositivo de computação em formato de luva que promete ser um grande aliado na reabilitação de pessoas que sofreram um AVC, pois ajuda a melhorar suas habilidades motoras finas. A luva é equipada com minúsculos sensores que são capazes de controlar os movimentos das mãos do usuário, permitindo com que ele jogue jogos apertando e segurando teclas na tela de uma tablet.

Segundo Nizan Firedman, fundador da Flint Dispositivos para Reabilitação, são esses alguns dos exercícios recomendados para serem executados pelos pacientes depois de deixar o hospital, pois são de alta repetição. A ideia da luva musical é manter as pessoas mais motivadas a fazerem os exercícios, sem ficarem entediados.

Friedman teve a ideia de criar o dispositivo enquanto fazia doutorado em engenharia biomédica na Universidade da Califórnia, com David Reinkesmeyer e Mark Bachman. Inicialmente, queriam juntar robótica e musicoterapia, mas, por causa dos elevados custos da robótica, surgiu a ideia da luva, que se saiu melhor do que eles imaginavam. “As pessoas que não tinham usado as mãos em meses ou até mesmo anos, estavam vendo benefício”, lembra Friedman.

Além das vendas para clínicas de reabilitação de pacientes, uma versão doméstica da novidade também é vendida em um kit com, além da própria luva, um tablet projetado especialmente para ela.

Ainda, a empresa oferece uma versão terapeuta que inclui um computador de mesa. O kit mais simples custa a partir de U$ 1.099 (cerca de R$ 3.573,07) e, até o momento, ainda não é vendido para o mercado brasileiro.

Fonte: TechTudo


Compartilhe! / Share this!