Curso internacional em Neuropatologia e Cirurgia em Epilepsia reúne profissionais na FCM


Curso internacional em Neuropatologia e Cirurgia em Epilepsia
Compartilhe! / Share this!

Profissionais do BRAINN participam de curso de atualização em técnicas cirúrgicas, que conta com participações internacionais.

Até essa quinta-feira (30), pós-graduandos e médicos patologistas estão reunidos na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para a terceira edição do curso internacional de verão em Neuropatologia e Cirurgia em Epilepsia. A capacitação é realizada pela Associação Internacional de Neuropatologia e acontece no Brasil com o apoio do Instituto Brasileiro para a Neurociência e Neurotecnologia (Cepid Brainn) e Liga Internacional de Epilepsia (ILAE).

De acordo com os professores Fernando Cendes e Fábio Rogério, respectivamente, dos departamentos de Neurologia e Patologia da FCM, anfitriões do evento,  a cirurgia tem se tornado, cada vez mais, uma opção de tratamento aos pacientes com epilepsia focal, resistentes à medicação – tendo obtido bastante sucesso nos quadros de epilepsia associada a lesões cerebrais, como esclerose hipocampal, tumor cerebral ou displasia cortical focal.

O amplo espectro histopatológico de variantes da epilepsia, no entanto, surge como um desafio para a área. Em avanço contínuo, a necessidade de atualização e treinamento passa a ser primordial. “Durante o curso os alunos realizam atividades em pequenos grupos, utilizando equipamento avançado de diagnóstico neuropatológico. Eles também participaram de palestras voltadas à atuação clínica, refletindo sobre o papel de um diagnóstico neuropatológico detalhado para a tomada de decisões”, explica Cendes.

Participaram do curso como palestrantes, os professores: Ingmar Blümcke e Roland Coras, da University Hospital Erlangen, da Alemanha; Harvey Sarnat, da University of Calgary, do Canadá; e Américo Sakamoto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Fonte: FCM

Compartilhe! / Share this!